Microbiologia Alimentar

Microbiologia Alimentar

Microbiologia Alimentar – Introdução

Com o início da agricultura, e consequente diminuição da dependência da caça, a necessidade de preservação dos alimentos excedentes tornou-se essencial à sobrevivência. O uso de sal como um conservante da carne e a produção de queijo foram introduzidos no próximo oriente em 3000 A.C.; a preservação de peixe e …

Ler Mais »

Clostridium botulinum

Clostridium botulinum Caracterização Clostridium botulinum é um bacilo, Gram+, esporulado, anaeróbio estrito, mesófilo. Desenvolve-se num pH próximo da neutralidade esporos são termoresistentes produz toxina sensível ao calor (destruída a 121ºC durante 15 min.) dominantes no solo, contaminam os vegetais e estes os animais ao serem consumidos produz neurotoxinas com acção …

Ler Mais »

Brucella

Brucella Caracterização Brucella é um bastonete pequeno, ovóide, Gram– surge, por vezes, com forma cocóide a brucelose, também conhecida por “Febre de Malta”, é causada por diversas espécies de Brucella Sintomas o período de incubação da doença varia de 1 a 3 semanas sintomatologia variada, com destaque para a “febre …

Ler Mais »

Campylobacter

Campylobacter Caracterização Campylobacter é um bastonete pequeno, Gram-, encurvado ou espiralado móvel por flagelo polar num ou em ambos os extremos celulares segundo estudos realizados com esta bactéria, são duas as espécies deste género responsáveis por intoxicações alimentares, C. jejuni e C. coli, havendo autores que as consideram como variações …

Ler Mais »

Clostridium perfringens

Clostridium perfringens Caracterização Clostridium perfringens é um bastonete Gram+; imóvel; anaeróbio forma esporos resistentes à desidratação e tratamentos térmicos temperatura óptima de crescimento 43 a 47ºC; pH 5 a 9; aw 0,97; inibido a 5% de NaCl produz uma enterotoxina termossensível. A produção da toxina ocorre associada à esporolação a …

Ler Mais »

Enterococcus

Enterococcus Caracterização os Enterococcus são bactérias pertencentes à família das Streptococcaceae e ao género Streptococcus são cocos Gram+, associados em pequenas ou longas cadeias apresentam, como característica fundamental, a ausência de catalase necessitam, para o seu desenvolvimento, de meios de cultura que contenham sais minerais, açúcares e outros constituintes orgânicos …

Ler Mais »

Listeria monocytogenes

Listeria monocytogenes Caracterização Listeria monocytogenes é um bacilo, Gram+, não esporulado, anaeróbio facultativo, mesofilo, pH 6 – 8 tolera teores elevados de sal. Resiste à desidratação Os animais doentes ou portadores parecem estar na origem das estirpes patogénicas da Listeria. A urina e fezes destes animais contaminam o solo, água …

Ler Mais »