Limpeza e Desinfecção

Limpeza e Desinfecção

Limpeza e Desinfeção

Os processos de limpeza e desinfecção são partes fundamentais na produção de alimentos, tendo grande influência na qualidade dos produtos a eficiência com que são efectuados . Falhas ou insuficiências dos procedimentos de limpeza e desinfecção podem estar na origem de alteração de produto alimentares e de contaminações inaceitáveis por …

Ler Mais »

Classificação dos Desinfectantes

Classificação dos Desinfectantes ainda que existam muitos produtos químicos bactericidas são poucos os que possuem as propriedades acima referidas. Os utilizados na industria alimentar enquadram-se nos seguintes grupos: compostos que libertam cloro compostos de amónio quaternário iodóforos compostos anfotérico   Compostos que Libertam Cloro De um modo geral, os compostos …

Ler Mais »

Métodos de Desinfecção

Métodos de Desinfecção   Métodos Físicos calor: o uso de calor sob a forma de vapor ou de água quente é um método de desinfecção muito seguro. Com efeito, o aquecimento a temperaturas suficientemente altas durante um período de tempo adequado é o método mais seguro para a eliminação de …

Ler Mais »

Principais Propriedades dos Desinfectantes

Principais Propriedades dos Desinfectantes ter um efeito anti-bacteriano para destruir ou reduzir os microrganismos presentes ter uma tensão superficial suficientemente baixa para assegurar uma boa penetração nos poros e fissuras serem estáveis na presença de substâncias orgânicas não permitir o desenvolvimento de estirpes resistentes não causar corrosão ou outra deterioração …

Ler Mais »

Associações Detergente/Desinfectante mais Usadas

Associações Detergente/Desinfectante mais Usadas Detergentes Desinfectantes Alcalis Orgânicos Hipocloritos Compostos orgânicos que libertam cloro Amónio quaternário Ácidos inorgânicos Tensioactivos não-iónicos Iodósforos Tensioactivos aniónicos Compostos orgânicos que libertam cloro Tensioactivos não-iónicos Amónio quaternário Iodósforos

Ler Mais »

Limpeza in situ – CIP

Limpeza in situ – CIP O sistema CIP substituiu, em parte, a limpeza manual do equipamento empregue no processamento de alimentos líquidos – lacticínios, cerveja, bebidas alcoólicas. Neste sistema há a circulação sequencial de água, detergentes e desinfectantes através das tubagens e do equipamento de processamento que não é desmontado. …

Ler Mais »

Limpeza em Alta Pressão por Aspersores

Limpeza em Alta Pressão por Aspersores Lavagem de Tanques Os grandes tanques, e recipientes semelhantes, são difíceis de lavar e desinfectar à mão; enchê-los com detergentes e desinfectantes para se proceder à operação de lavagem e desinfecção é pouco económico. Nestes casos, são colocados aspersores no interior, móveis ou fixos, …

Ler Mais »

Sistemas de Limpeza Fixos

Sistemas de Limpeza Fixos Como alternativa ao emprego de máquinas de limpeza móveis, instalam-se, em locais estratégicos da fábrica, pontos de limpeza permanentemente fixos, a partir dos quais as fábricas são higienizadas por jactos de água, de vapor, detergentes, desinfectantes, água de enxaguamento. Neste processo, a água e os líquidos …

Ler Mais »

Sistemas de Limpeza Móveis

Sistemas de Limpeza Móveis Além dos métodos de limpeza já referidos, são utilizadas áquinas eléctricas de limpeza e desinfecção móveis capazes de realizar diversas tarefas. Utilizam-se com muita frequência máquinas de pressão para a limpeza e desinfecção de pavimentos, paredes e equipamentos fixos. Com estas máquinas é possível aplicar água, …

Ler Mais »

Limpeza com Espuma

Limpeza com Espuma Processo de limpeza que se utiliza bastante na higienização de paredes, pavimentos, veículos e superfícies em contacto com alimentos. Neste processo, ao detergente são adicionadas substâncias que, em contacto com o detergente, formam uma espuma densa e persistente que permite contacto prolongado, 10 a 20 minutos, com …

Ler Mais »