HACCP

HACCP – Hazard Analysis and Critical Control Points

As gerações futuras recordar-se-ão, por certo, da última década do século XX como um período de muitas mudanças e desenvolvimento tecnológico. Entre os avanços mais significativos, os nossos descendentes certamente incluirão um conceito que, hoje em dia, a todos parece novo: a inocuidade dos alimentos. Este tema inclui aspectos que vão desde o local onde são produzidos os animais, o …

Read More »

Os Princípios do HACCP

Os Princípios do HACCP Em 1989 o NACMCF instituiu um grupo Ad hoc para traçar as linhas mestras para a aplicação do HACCP. Com base no material desenvolvido por esse grupo de trabalho, o NACMCF publicou, em novembro do mesmo ano, um documento intitulado “Princípios HACCP para a Produção de Alimentos”. Neste documento, o NACMCF define o HACCP como sendo …

Read More »

As Etapas do HACCP

As Etapas do HACCP 1.ª Etapa Constituição da Equipa HACCP A Equipa HACCP é a estrutura operacional indispensável ao desenvolvimento da acção. Ela reúne elementos da empresa que possuam conhecimentos específicos e uma experiência apropriada ao produto considerado, estando directamente implicados na construção e controlo da segurança. Regra geral, é constituída por: responsável da qualidade responsável da produção especialista de …

Read More »

Árvore de Decisão

Árvore de Decisão Uma vez identificados os perigos, tendo em conta o conhecimento das suas possíveis causas e dos pontos de contaminação, podem decidir-se as respectivas medidas preventivas e de controlo. Ao atingir esta etapa a equipa de HACCP deve ter uma lista completa dos perigos e suas fontes de contaminação e uma lista completa de acções preventivas. Em seguida …

Read More »

Recomendações para a Implementação e Manutenção do Sistema HACCP

Recomendações para a Implementação e Manutenção do Sistema HACCP Cabe a cada empresa conceber, implementar e manter um sistema HACCP válido e funcional, de forma a garantir a Segurança Alimentar em toda a cadeia de abastecimento, até ao consumidor final. Neste sentido, para a implementação de um Sistema HACCP no retalho recomendam-se os seguintes requisitos: 1. Entidades das Empresas envolvidas: …

Read More »

A Origem do HACCP

A Origem do HACCP O sistema HACCP foi desenvolvido pela Pillsbury Company em resposta aos requisitos de inocuidade impostos pela NASA em 1959 para os “alimentos espaciais” produzidos para os seus primeiros voos tripulados. A NASA tinha, então, duas preocupações principais. A primeira relacionava-se com os problemas que poderiam ocorrer com partículas de alimentos – migalhas a flutuar na cápsula …

Read More »

As Primeiras Aplicações do HACCP

As Primeiras Aplicações do HACCP No princípio, houve um grande interesse nesta nova procupação pela inocuidade dos alimentos. A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (U.S. Food and Drug Administration) começou a treinar os seus inspectores para a aplicação do HACCP, determinando a realização de inspecções especiais em estabelecimentos produtores de alimentos, utilizando a nova metodologia. O assunto foi …

Read More »

O Primeiro Modelo de HACCP

O Primeiro Modelo de HACCP O conceito HACCP foi apresentado ao público pela primeira vez durante a Conferência Nacional sobre Protecção dos Alimentos em 1971. O sistema inicial consistia em três princípios: a identificação e avaliação dos perigos associados à criação/comercialização/ abate/industrialização/ distribuição a determinação dos pontos críticos para controlar qualquer perigo identificado o estabelecimento de sistemas para monitorizar os …

Read More »