Microbiologia Alimentar – Introdução

Com o início da agricultura, e consequente diminuição da dependência da caça, a necessidade de preservação dos alimentos excedentes tornou-se essencial à sobrevivência. O uso de sal como um conservante da carne e a produção de queijo foram introduzidos no próximo oriente em 3000 A.C.; a preservação de peixe e carne por fumeiro também era comum a esta data.

Contudo, somente no século XIX é que o estudo da degradação dos produtos alimentares por agentes microbianos se tornou rigoroso. Louis Pasteur estabeleceu a era moderna da microbiologia alimentar em 1857, quando demonstrou que havia microrganismos responsáveis pela decomposição do leite. Em 1960, Pasteur provou que o calor podia ser usado para controlar a presença de microrganismos contaminantes em vinhos e cervejas.

Há uma grande variedade de factores intrínsecos e extrínsecos que determinam se o crescimento microbiano irá preservar ou degradar os alimentos.

Os factores intrínsecos, relacionados com o alimento, incluem o pH, humidade, actividade ou disponibilidade da água, potencial de oxi-redução, estrutura física do alimento, disponibilidade de nutrientes e a possível presença de agentes anti-microbianos naturais.

Os factores extrínsecos, factores ambientais, incluem a temperatura, humidade relativa, presença de gases (CO2, O2) e os tipos e a quantidade de microrganismos presentes no alimento.

Por forma a melhor gerir estas potenciais fontes de contaminação e crescimento microbiano, desde o ponto de produção até à sua utilização, foi desenvolvido um sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP). Este sistema enfatiza a monitorização da qualidade dos ingredientes dos produtos alimentares em pontos críticos do processo de manuseamento. Se estes passos individuais forem controlados devidamente, ir-se-á obter um produto final seguro. 

Como parte deste sistema, foram estabelecidos limites microbiológicos para uma grande variedade de produtos alimentares tanto numa fase prévia como na fase de produto final.

Veja também

Toxinfecções Alimentares

O actual tipo de vida leva a que as populações tenham alterado radicalmente os hábitos …

Deixe um comentário