Vinho: Vendas de Brancos e Tintos Portugueses Disparam em 2004 no Norte da Europa

As vendas de vinho português dispararam em 2004 na Europa do Norte, com aumentos de 37,4 e de 64,3 por cento na Suécia e na Noruega, respectivamente, fruto de uma “agressiva” estratégia de comunicação, anunciou hoje a Viniportugal.

Segundo adianta a entidade encarregue da promoção dos vinhos portugueses na sua newsletter do primeiro trimestre de 2005, esta estratégia incluiu uma campanha publicitária “pensada especialmente para o mercado do Norte da Europa” e várias provas de vinhos, participações em mostras e salões e visitas de jornalistas nórdicos a Portugal.

Como resultado, salienta, foi possível “quebrar o gelo” dos “exigentes mercados” nórdicos, “disparando as vendas” quer de vinhos tintos, quer brancos.

Na Suécia, a subida foi de 37,4 por cento face a 2003, tendo atingido os 53 por cento nos vinhos tintos, correspondente a uma quota de mercado de 2,3 por cento.

Em litros, foram vendidos para a Suécia mais de três milhões em 2004, o que deu a Portugal um “surpreendente” 10º lugar no top de vendas, destaca a Viniportugal.

Segundo adianta a associação, no mercado sueco a maior parte dos vinhos tintos portugueses não são vendidos em garrafa, mas em novas embalagens +bag-in-box+, surgindo o Periquita como marca líder.

A Noruega consumiu mais 64,3 por cento em 2004 face a 2003, num total de 2,4 milhões de litros de vinho tinto, correspondentes a um 11º lugar no top de vendas.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …