Vinho: Expovinis reúne 190 produtores estrangeiros e brasileiros em São Paulo

A nona edição da Expovinis, uma das mais importantes feiras de vinhos do Brasil, que começou terça- feira em São Paulo, reúne cerca de 190 produtores estrangeiros e brasileiros, divulgaram os organizadores.

A Expovinis, que decorre até quinta-feira, é organizada pela Exponor Brasil, empresa do grupo Exponor – Feira Internacional do Porto, líder em Portugal na organização de feiras e eventos.

“Nosso objectivo nos próximos anos é manter a Expovinis como uma referência na América Latina e torná-la uma referência mundial”, disse o director de Marketing da Exponor Brasil, Domingo Meirelhes.

Do total de participantes, cerca de 80 são portugueses, incluindo marcas de prestígio, adegas cooperativas e comissões vitícolas regionais.

As Caves Aliança, Ramos Pinto, Casa Cálem, Caves do Freixo, Adriano e Quinta do Portal são algumas das marcas portuguesas presentes na edição 2005 da feira brasileira.

O enólogo português Luís Magalhães conduzirá hoje uma degustação de vinhos do Dão, segundo a programação da Expovinis.

O principal objectivo da participação dos produtores portugueses é consolidar a posição de destaque que o produto alcançou nos últimos anos.

Em 2004, Portugal foi o quarto maior exportador de vinhos para o Brasil, atrás apenas do Chile, Argentina e Itália.

O total das exportações portuguesas de vinhos de mesa para o Brasil ascendeu a 11,7 milhões de dólares (nove milhões de euros), no ano passado, um aumento de 23,24 por cento em relação a 2003.

Em valor de exportação, Portugal detém uma cota de 15,82 por cento do mercado brasileiro de vinhos estrangeiros, atrás da Itália (15,92 por cento), da Argentina (23,02 por cento) e do Chile (29,71 por cento).

Actualmente, a Exponor Brasil organiza oito feiras anuais e uma bienal nos sectores de cama, mesa, banho, vinhos, jóias, charutos, presentes finos, equipamentos para padarias, limpeza pública e resíduos sólidos, num total de 78.300 metros quadrados em área de exposição.

Em Janeiro de 2004, a Exponor Brasil assumiu a administração de um centro de convenções em São Paulo – o Centro Fecomércio de Eventos -, com uma área para exposições de 785 metros quadrados, salão de convenções para mil pessoas e auditório com 513 poltronas.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …