Vacas Loucas: Apenas 15 Casos Registados este Ano em Portugal

O número de casos positivos de Encelafopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como «doença das vacas loucas», tem vindo a diminuir em Portugal. Este ano, apenas foram detectado 15 casos, informou ontem Fernando Bernardo, o sub-director geral de Veterinária, numa sessão de esclarecimento sobre a doença, organizada pela Agência Portuguesa de Segurança Alimentar.

Entre 1990 e Abril de 2005, foram registados 971 casos positivos da enfermidade, mas entre os animais nascidos depois de 1998, altura em que foi proibida a alimentação com farinhas de origem animal, foram descobertos apenas oito positivos. Em 2004, o número de casos positivos foi de 92, enquanto, em 2003, 133 bovinos revelaram estar infectados.

Segundo especificou Fernando Bernardo, diz o “Público” com informações da agência “Lusa”, «os casos positivos situam-se quase todos nas regiões de Entre Douro e Minho e Beira Litoral onde se concentra a maior parte da produção de vacas leiteiras, os bovinos mais afectados pela doença».

O responsável ressalvou que, actualmente, em Portugal «o risco [de consumo de carne bovina] que está associado a animais com mais de nove anos».

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …