UNILEITE aumenta preço do leite para 1,40 euros por cada cem litros entregue na fábrica

A União das Cooperativas Agrícolas de Lacticínios e de Produtores de Leite da Ilha de São Miguel (UNILEITE) anunciou ontem um aumento do preço do leite pago aos produtores de 1,40 euros por cada cem litros.

O comunicado da UNILEITE adianta que a decisão resultou de um conjunto de reuniões com os parceiros sociais e pretendeu efectuar “um reajustamento da fileira dos lacticínios face às alterações internacionais, nacionais e regionais do mercado”.

Este aumento resultará numa alteração do preço base do leite em 0,50 cêntimos pagos por cada cem litros de leite e na atribuição de 0,90 cêntimo/por cem litros no valor da qualidade do leite entregue na fábrica, acrescenta o comunicado.

No final de Junho a empresa Bel decidiu, igualmente, aumentar o preço pago aos seus fornecedores, entre 1,00 e 1,25 euros por cada cem litros de leite, com efeitos a partir de 01 de Julho.

Recentemente, os lavradores da ilha de São Miguel saíram à rua em protesto para reivindicarem aumentos de três cêntimos por cada litro de leite.

O presidente do Governo Regional, Carlos César, também já se pronunciou sobre esta matéria, defendendo que existem condições para que a indústria transformadora de lacticínios aumente o preço pago aos produtores pelo leite entregue nas suas fábricas.

“Creio que estão criadas condições para que a indústria transformadora, em diálogo com quem quer dialogar, possa permitir que os nossos lavradores tenham um ganho substancial com o aumento do preço do leite”, afirmou Carlos César.

Fonte: Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …