UE: Europa vai reintroduzir direitos aduaneiros em relação aos cereais

A União Europeia vai retomar as suas tarifas sobre as importações de cereais, suspensas desde Janeiro, devido à forte queda nos preços de mercado “, divulgou ontem a Comissão Europeia em comunicado.

A proposta da Comissária Mariann Fischer Boel tem ainda que ser formalmente adoptada pelo colégio de comissários que integram o executivo europeu e entra em vigor três dias após a sua publicação no Jornal Oficial da UE.

O preço do trigo diminuiu quase 50% desde o seu pico no Outono de 2007 para pouco mais de 150 euros por tonelada. Este valor foi influenciado pelo movimento de descida generalizada dos preços das matérias-primas, devido ao abrandamento da economia mundial.

O declínio dos preços acontece principalmente no trigo, mas “uma vez que a interdependência dos mercados dos diferentes grãos e o impacto rápido das oscilações de preço dum cereal em detrimento de outro, os direitos serão reintroduzidos em simultâneo em todos os cereais “, acrescentou a Comissária.

Isto diz respeito ao trigo duro, trigo mole, centeio, milho e sorgo. Os direitos foram suspensos pela primeira vez no dia 1 de Janeiro por seis meses, até 1 de Julho de 2008 para fazer face a um forte aumento da procura e à subida dos preços.

A Comissão Europeia, que tem esse poder desde 2007, prorrogou a suspensão até Junho de 2009, com uma clausula que previa a possibilidade de a reintroduzir “se as condições de mercado justificassem a sua reintrodução antes dessa data”.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …