Sobremesa combate efeitos secundários da quimioterapia

Cientistas neozelandeses estão a desenvolver uma sobremesa destinada a ser introduzida na dieta de doentes oncológicos com a finalidade de diminuir os efeitos secundários da quimioterapia.

Os investigadores da University of Auckland, na Nova Zelândia, estão a trabalhar em parceria com a empresa Frontera, uma multinacional da área da nutrição, e os resultados no combate aos efeitos secundários provocados pela quimioterapia são animadores, segundo referiram os cientistas à imprensa internacional.

A sobremesa, com sabor a morango e que será consumida sob a forma de gelado, é composta por princípios activos presentes em produtos lácteos, os quais actuam contra a diarreia e anemia e aumentam o apetite, problemas sentidos pela maioria dos pacientes submetidos aos tratamentos de quimioterapia.

Em comunicado enviado à imprensa, Jeremy Hill, chefe do departamento tecnológico da multinacional, os componentes bioactivos do leite presentes na sobremesa têm o potencial único de ajudar o organismo a lidar com os efeitos secundários da quimioterapia.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …