Seca obriga a remover peixe das barragens

A seca que atravessa Portugal vai obrigar à remoção dos peixes das barragens, como forma a evitar a degradação da qualidade da água para abastecimento público. Nesta altura, as albufeiras já registam uma elevada carga orgânica, devido à reduzida capacidade, pelo que está em curso a criação de planos de prevenção, para retirar o máximo possível da biomassa.

O anúncio foi feito ontem em Mértola pelo ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, após a reunião da Comissão para a Seca 2005, que analisou o seu relatório quinzenal e concluiu não haver tempo a perder para assegurar a qualidade da água.

A barragem do Roxo, que abastece Beja e Aljustrel, foi apontada como exemplo, prevendo-se a degradação da água com a aproximação do tempo quente. A represa já está abaixo dos 20% da capacidade de armazenamento. Segundo o relatório é “indispensável” observar se a evolução do estado trófico das albufeiras alentejanas conduz à presença de espécies fitoplanctónicas, nocivas para a saúde pública ao longo do Verão.

A seca severa e extrema atinge agora 72% do território nacional – em vez dos 63% afectados no fim de Abril. No entanto, em algumas zonas do Alentejo e Algarve os valores da precipitação foram “muito superiores aos valores médios para este período, com quantidades que variaram entre 18 e 43 milímetros”. No Norte e Centro foram inferiores à média.

As preocupações sobem de tom a Sul no que concerne aos valores de água utilizável no solo, sendo que o Baixo Alentejo e o Algarve não vão além dos 20%, enquanto a região Centro ainda se mantém nos 50 e o Norte chega até aos 70%.

Mesmo assim, Francisco Nunes Correia diz que não faltará água nas torneiras dos portugueses. O número de pessoas a ser abastecidas com autotanques desceu de 8400 para 6 800 e o Governo vai desbloquear um projecto parado há três anos, para melhorar o abastecimento público de água em 25 concelhos do Alentejo. Segundo o Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, o trimestre de Maio, Junho e Julho terá uma tendência para temperaturas médias superiores ao normal no Sul. Até 25 de Maio não vai haver chuva.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …