Seca: Calor antecipa colheita do melão na zona de Ferreira do Alentejo

O calor que este ano afecta o país antecipou a colheita de melão no concelho de Ferreira do Alentejo, disse o presidente da Junta de Figueira dos Cavaleiros, onde hoje começa uma feira dedicada àquele fruto.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Canilhas garantiu que, ainda assim, “não houve quebra de produção” de melão nesta zona do distrito de Beja, uma das mais fortes neste tipo de cultura.

“A seca e o calor não implicaram uma quebra de produção significativa, mas levaram a que o melão tivesse de começar a ser colhido mais cedo, pois, normalmente, essa actividade só se verifica mais para o final de Agosto”, disse.

Daí que a Feira do Melão, que anualmente se realiza em Figueira dos Cavaleiros no final deste mês, tenha sido este ano antecipada em quase duas semanas, decorrendo a partir de hoje e até domingo.

“Os produtores já começaram, há algumas semanas, a colher o melão e tivemos de programar a feira para mais cedo, para podermos expor, em quantidade e qualidade, o produto que lhe dá o nome”, referiu o autarca.

Várias toneladas de melão produzido em regadio naquela freguesia vão poder ser adquiridas pelos visitantes do certame, o qual pretende ser uma mostra das potencialidades da freguesia para o cultivo daquele tipo de fruta.

“Dos cerca de 30 expositores da feira, mais de metade são produtores de melão, mas a freguesia tem muitos mais agricultores dedicados a esse sector”, disse.

O clima local, marcado por “muito calor”, e a garantia de disponibilidade de água para o regadio, através da infra-estrutura 12 de Alqueva, que integra o perímetro de rega de Odivelas, fazem com que a cultura seja escolhida por dezenas de agricultores da zona.

“O melão de Figueira dos Cavaleiros é muito conceituado e, como tem havido água para rega, a produção deste ano é de qualidade e as vendas têm estado a correr bem”, frisou o presidente da Junta de Freguesia.

A 6ª edição da Feira do Melão é inaugurada ao início da noite de hoje e conta também com expositores de artesanato, gastronomia, doces regionais e várias tasquinhas, além de espectáculos musicais e garraiadas.

A noite de hoje é marcada pela Prova do Melhor Melão e sábado é a vez da Prova do Melhor Doce de Melão.

O regadio no perímetro de rega de Odivelas continua a decorrer sem problemas, apesar de a seca ter provocado uma redução no volume de água armazenado na albufeira, o que implicou o transvaze de 18 milhões de metros cúbicos oriundos da barragem de Alvito (também com destino a outras zonas agrícolas).

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …