15% já recorrem a alimentos ‘light’

Gordura a mais, refrigerantes em excesso, bolos diários e muito pouca fruta – esta é a dieta de muitos adolescentes portugueses, diagnosticada a partir de um estudo que envolve as crianças nascidas no Porto em 1990. Esta investigação, que vai seguir 2200 adolescentes até à idade adulta, mostrou já que um em cada jovem de 15 anos desta população é obeso e que mais 15% sofrem de excesso de peso. Curiosamente, outros 15% admitem consumir alimentos com a designação light.

Tendo como um dos eixos de análise a ingestão alimentar, este projecto chamado de Epiteen – de-senvolvido pelo Serviço de Higiene e Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – demonstrou ainda que os jovens não consomem os níveis de cálcio considerados adequados à sua faixa etária. Outro dado considerado grave é o facto de haver pouca ingestão de fruta 2% quase não consomem este alimento e um quinto dos jovens come apenas até 3 peças por semana – uma ingestão que deveria ser diária.

Um quarto dos alunos consome gordura acima do recomendado, sendo que o aporte calórico é deficitário em termos de hidratos de carbono. Nos casos de excesso de peso, este projecto identificou já um factor familiar uma frequência superior nas situações em que um dos progenitores tem também excesso de peso.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …