Sardinha: Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Marrocos defendem denominação

O Reino Unido juntou-se hoje a Portugal, Espanha, França e Marrocos para a defesa da denominação de “sardinha” apenas para a espécie existente na costa atlântica e mediterrânica.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe explicou que os países que constituem o Comité Internacional para a Defesa da Sardinha querem acabar com a “concorrência desleal” no sector.

“Há países produtores de conservas que enlatam outro tipo de peixe, que não sardinha, e vendem-no com esta indicação”, referiu Castro e Melo.

Esta “concorrência desleal” é feita com a “bênção” da Organização Mundial de Comércio (OMC), que define impropriamente a sardinha, alargando a sua classificação a 22 espécies distintas, afirmou.

Durante a tarde de hoje, os produtores (Portugal, Espanha, França e Marrocos) e o Reino Unido, “grande importador” de sardinhas em conserva, irão delinear uma estratégia para a próxima reunião do comité Pesca do Codex Alimentarius, da OMC, que terá lugar em Outubro de 2006 na Noruega.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …