Sal quer Ter Estatuto Agrícola

O sal obtido de modo tradicional pretende desligar-se do rótulo de industrial para passar a ter o estatuto de produto agrícola. Neste sentido foi criado o projecto Salinas do Atlântico destinado explicar aos decisores comunitários que o produto poderá ter denominação de origem, tal como acontece na União Europeia.

O projecto fundamenta a elevação do sal a produto agrícola tendo por base três vertentes: os aspectos económicos (levantamento da produção e dos produtores); referências ecológicas (conservação da natureza e da biodiversidade) e aspectos culturais (ligados à história e construção da paisagem).

De acordo com o “Diário de Notícias”, a estas três vertentes, os dinamizadores da iniciativa acrescentam outra: «a da investigação científica, uma vez que dois dos parceiros da parte nacional do projecto – a Universidade do Algarve e a empresa Necton – estão envolvidos no desenvolvimento de novos produtos nas salinas, em concreto, na produção de micro-algas para fins alimentares, farmacêuticos e cosméticos».

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …