Roménia Proíbe Soja Transgénica para Entrar na União Europeia

A Roménia anunciou que vai proibir o cultivo de soja geneticamente modificada, no próximo ano, com o objectivo de harmonizar-se com os enquadramentos comunitários nesta área para a sua futura adesão à União Europeia.

O sector da soja romeno foi o maior da Europa até 1989. «O ministério decidiu proibir estes cultivo de soja geneticamente modificada, a partir do próximo ano, para cumprir as normas regulamentares da União Europeia», disse o especialista em organismos geneticamente modificados do Ministério da Agricultura romeno, Constantin Sin.

Na Roménia, não existe quase resistência aos alimentos geneticamente modificados entre os 22 milhões de habitantes. Em 2004, conforme avança a Reuters, o país rendeu 61 mil hectares à soja transgénica e, em 2005, a superfície utilizada tinha incrementado para 88 mil hectares, ou seja, 0,6 por cento do total de superfície agrícola romena.

A soja transgénica é usada pelos produtores romenos, principalmente, para o fabrico de alimentos para animais. É o único produto geneticamente modificado que o país cultiva e representa dois terços do total de produção de soja da Roménia.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …