H5N1 Detectado em Ganso Morto na Ilha Grega de Skyros

O vírus H5N1 da gripe das aves foi detectado num cisne encontrado morto há mais de uma semana na ilha de Skyros, no Mar Egeu, traduzindo um alargamento da área afectada pela doença na Grécia, anunciaram hoje as autoridades.

O ganso é a quarta ave diagnosticada com H5N1 no país, depois de três cisnes terem sido positivamente testados no norte da Grécia continental, e a confirmação acontece no mesmo dia em que dois homens, caçadores, foram hospitalizados em Salónica (norte) com sintomas suspeitos, sete a nove dias depois de terem estado em contacto directo com aves selvagens.

O ganso foi encontrado morto no passado dia 02 de Fevereiro na pista do aeroporto por um piloto do exército, segundo o presidente da câmara, Miltiadis Hadjiannakis. Segundo um comunicado do Ministério da Agricultura grego, a presença do H5N1 no animal foi confirmada pelo laboratório britânico de referência da União Europeia.

“Todas as medidas preventivas previstas na legislação grega e europeia foram já tomadas, incluindo a interdição da caça” na ilha, acrescenta o comunicado, precisando que o ganso encontrado morto pertencia, como os cisnes, a um bando de aves migratórias selvagens.

A ilha de Skyros situa-se no Mar Egeu, a cerca de 120 quilómetros para norte de Atenas.

No sudeste europeu, as suspeitas de presença do vírus da gripe das aves estão a abranger também a Itália, a Albânia e a Bósnia. Em Itália, depois de seis cisnes selvagens encontrados mortos terem sido confirmados como portadores do H5N1, o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) congratulou-se hoje com as medidas de controlo do vírus tomadas pelas autoridades, considerando que elas são “extremamente eficazes” e permitem aos italianos consumir carne de aves sem qualquer receio.

“Estas medidas são um exemplo a seguir. Elas mostram como os Governos devem reagir para circunscrever o vírus desde o aparecimento”, afirma a FAO num comunicado, referindo-se ao confinamento sistemático das aves nos aviários e criações e o controlo veterinário das aves comercializadas.

Na vizinha Albânia, onde até agora não se registou nenhum caso, as autoridades de saúde anunciaram hoje ter tomado medidas urgentes de prevenção, como a aquisição de fatos de protecção e medicamentos anti-virais, na sequência da detecção do vírus da gripe das aves em Itália.

As autoridades albanesas apelaram ainda à população para que não toque em aves mortas, se abstenha de caçar e reporte qualquer caso suspeito às autoridades.

Na Bósnia, as autoridades estão hoje a analisar três cisnes encontrados mortos domingo, dois num lago próximo de Jajce (centro) e um terceiro em Tuzla (norte). Os resultados deverão ser conhecidos ainda hoje e, caso se confirme a presença do vírus H5, serão então feitas análises para determinar se este se apresenta na variante N1, a mais perigosa.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …