Resende: Milhares de visitantes são aguardados no Festival da Cereja em Junho

O município de Resende, Viseu, espera milhares de visitantes no fim-de-semana de 03 e 04 de Junho para o 5/o festival dedicado à cereja, base da economia local com uma produção anual de cerca de 2.500 toneladas/ano.

Segundo a autarquia, o certame tem já garantida a presença de mais de 100 produtores e vendedores de cereja de Resende – a primeira a ser colhida na Europa – que irão tentar comercializar “toneladas” daquele fruto a preços especiais.

A cereja de Resende é a primeira da Europa a ficar madura devido às condições climatéricas da região e às características do solo da encosta sobranceira ao Rio Douro.

Para animar os visitantes durante o festival, a autarquia preparou diversas iniciativas, nomeadamente um desfile temático onde a cereja é tema, com a participação de 800 figurantes, a maioria crianças, que irá percorrer as ruas do centro de Resende.

O desfile, agendado para as 15:00 de domingo, 04 de Junho, será este ano dedicado às tradicionais histórias infantis e terá como lema “Histórias doces como cerejas”.

As aventuras de Capuchinho Vermelho, da Branca de Neve, da Carochinha e do Ali Babá, entre outras, vão ser encenadas pelos jovens e crianças do concelho, entregando à cereja o papel principal.

Assim, a Branca de Neve, por exemplo, “cairá na armadilha da bruxa má por causa de um saquinho de cerejas e não de uma qualquer maça”, refere a autarquia.

Pelo Largo da Feira de Resende, onde decorrerá o festival, passarão mais de duas dezenas de actuações musicais e outras acções de animação, com malabaristas, mimos ou modeladores de balões.

Localizada na margem sul do rio Douro, entre os concelhos de Cinfães e Lamego, no distrito de Viseu, Resende fica a pouco mais de uma hora de carro da cidade do Porto.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …