Gripe das Aves: dois irmãos mortos na Indonésia

Um rapaz de 18 anos e a sua irmã, de 10, morreram esta semana, na Indonésia, com a gripe das aves, segundo análises locais, anunciou sexta-feira um responsável sanitário.
Os dois irmãos morreram terça-feira, quando recebiam assistência num hospital de Bandung, oeste de Java.

«As análises realizadas sob a égide do Ministério da Saúde confirmaram que morreram com a gripe das aves», disse Ahmad Prihatna, epidemiologista do Ministério.

Foram enviadas amostras para confirmação a um laboratório acreditado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estas mortes ocorrem quando as autoridades indonésias e a OMS elevaram para 54 o número de pessoas em quarentena devido ao seu possível contacto com uma família da ilha indonésia de Samatra de que morreram sete membros com sintomas da gripe das aves.

«O número de pessoas que permanecem actualmente de quarentena voluntária ascende a 54, pois foram encontradas mais pessoas que convém manter em observação depois do ocorrido com essa família», disse um porta-voz da OMS em Genebra.

Segundo ele, até ao momento nenhuma das pessoas colocadas sob quarentena apresentou sintomas associados à variante H5N1 da gripe das aves.

Os especialistas da OMS temem que, no caso dessa família, o vírus tenha sido transmitido pela primeira vez de uma pessoa para outra, uma vez que até aqui só foram detectados casos provocados pelo contacto de humanos com aves.

Concretamente, suspeitam que esse foco tenha a sua raiz numa mulher de 37 anos, membro da família, que, após morrer, foi sepultada antes de ser submetida a exames clínicos para apurar as causas do falecimento.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …