Polónia: Nove produtores portugueses em mostra de vinhos na capital

Nove produtores vinícolas portugueses vão estar representados no segundo Festival dos Vinho Português na capital da Polónia, Varsóvia, que começa no próximo fim-de-semana.

Para Manuel Maioral, presidente da empresa organizadora, Atlantika, o objectivo é “fazer do Festival uma iniciativa anual, para criar na elite polaca uma imagem do vinho português”.

O evento, adiantou, “uma aposta muito ambiciosa, uma autêntica maratona, que vem no seguimento do trabalho de quatro anos de existência da empresa no mercado polaco”.

Maioral salientou ainda que foram convidados restaurantes, cadeias de distribuição, imprensa do sector, entre outros agentes.

A edição deste ano conta com o patrocínio do banco Millennium, grupo BCP, o que resultou num convite a clientes destacados do banco que estarão na segunda parte do festival, dedicada a clientes individuais.

“Todas as empresas vinícolas participantes trabalham já com a ATLANTIKA e sabem que é preciso apostar no mercado polaco com determinação”, acrescentou.

Rui Almas, delegado do Icep-Varsóvia, que apoia a iniciativa, afirmou à agência Lusa que o evento “vem colmatar a reduzida aposta em termos promocionais, do vinho português, no mercado da Polónia”.

A Atlantika, empresa de capital português, é o maior importador polaco de vinhos de Portugal.

O evento tem a colaboração de alguns produtores portugueses e o apoio da Delegação do Icep em Varsóvia, do Bank Millennium Prestige e do Collegium Vini (escola polaca de informação, promoção e formação no sector do vinho).

No seguimento do Festival, a ATLANTIKA organiza outras Provas de Vinhos nas cidades de Cracóvia, Katowice e Wroclaw, no sábado, domingo e segunda-feira.

Estarão representados nove produtores nacionais – a Nieeport, Luís Pato, Finagra/Herdade do Esporão, Quinta da Alorna, Ermelinda Freitas, Companhia das Lezírias, Anselmo Mendes, Casa Santos Lima e Bacalhôa.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …