Polifenóis das frutas e legumes inibem a absorção de ferro

Comer certos polifenóis antioxidantes (substâncias encontradas em frutas e legumes) diminui a quantidade de ferro absorvida pelo organismo, o que aumenta o risco de desenvolver uma deficiência deste mineral, aponta um estudo publicado no “Journal of Nutrition”.

Os polifenóis são conhecidos por terem muitos efeitos benéficos para a saúde humana, tais como impedirem ou atrasarem certos tipos de cancro, melhorarem a densidade mineral óssea, aumentarem o metabolismo ósseo e reduzirem o risco de doença cardíaca. Mas, segundo explicou em comunicado de imprensa o líder da investigação, Okhee Han, da University of Pennsylvania, nos EUA, “até agora, poucas pessoas questionaram se a presença de polifenóis pode afectar a absorção dos nutrientes”.

Para a investigação, os cientistas estudaram os efeitos da ingestão de extracto de sementes de uva e de epigalocatequina-3-galato (EGCG), presente no chá verde. Estes polifenóis são vendidos sob forma de suplementos alimentares.

Para avaliar o efeito dos polifenóis, os cientistas usaram células do intestino, onde ocorre a absorção de ferro, e verificaram que essas substâncias ligam-se ao ferro nas células intestinais, formando complexos não transportáveis.

Verificaram também que o complexo ferro-polifenóis não entra na corrente sanguínea, sendo, em vez disso, expelido nas fezes. Contudo, o ferro é extremamente necessário para transportar o oxigénio dos pulmões para o organismo. “A deficiência de ferro é a deficiência nutricional com maior prevalência no mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde o consumo de carne não abunda”, disse o líder da investigação, em comunicado de imprensa, acrescentando que “as pessoas com alto risco de desenvolver deficiência na assimilação de ferro, como mulheres grávidas e crianças pequenas, devem ser conhecedoras dos polifenóis que consomem”.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …