Beber água antes das refeições ajuda a perder peso

Estudo apresentado na reunião anual da Sociedade Química Americana

Beber água antes das refeições reduz a sensação de apetite e ajuda a perder peso, refere um estudo clínico aleatório elaborado pelo Instituto Virginia Tech, nos EUA, e apresentado na reunião anual da Sociedade Química Americana.

A investigação contou com a participação de 48 homens e mulheres, com idades entre os 55 e os 75 anos, que estavam sob regime alimentar para perda de peso. Os voluntários foram divididos em dois grupos: um bebeu dois copos de água (de 250 mililitros cada) antes das refeições, enquanto o outro grupo não bebeu nada antes de comer.

A equipa, liderada por Brenda Davy, verificou que quem bebeu água antes das refeições ao longo das 12 semanas de estudo perdeu uma média de sete quilos enquanto os elementos do grupo de controlo perderam cinco quilos. “A água ajuda a perder peso pela simples razão de que chega ao estômago antes da comida, conseguindo que a sensação de estar saciada apareça antes e fornecendo zero calorias ao organismo”, explica a investigadora em comunicado enviado à imprensa.

Em concreto, “beber dois copos de água (meio litro) antes do pequeno-almoço, almoço e jantar faz com que se consuma entre 75 e 90 calorias menos durante a refeição por induzir mais depressa a saciedade”, explica a especialista.

Neste sentido, e apesar de o estudo ter sido realizado só com água, a investigadora afirma que as bebidas “light” e outros líquidos com edulcorantes artificiais também podem ajudar a perder peso e a aumentar a sensação de saciedade se ingeridos antes das refeições.

Contudo, a especialista adverte para o facto de as bebidas com açúcar puderem ajudar à sensação de saciedade precoce, mas à custa de um consumo de calorias. “Uns 350 mililitros de um refrigerante normal com açúcar, por exemplo, contêm umas dez colheres de açúcar”.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …