Produção sobe e vinho melhora

Os produtores de vinho acreditam que 2010 será um ano de “boa qualidade” e com uma colheita “ligeiramente superior” à do ano passado, graças às condições climatéricas “não excelentes, mas sem grandes adversidades”, afirma o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Francisco Mateus, director do departamento de Organização, Estudos de Mercado e Promoção do IVV, antecipa que a produção ande “em torno dos seis milhões de hectolitros ou um bocadinho mais para cima”, mas muito longe do valor de referência de 7,3 milhões de hectolitros registado na última década. Apesar disso, explica, a produção prevista para este ano deverá ficar acima dos 5,7 e 5,8 milhões de hectolitros obtidos em 2008 e 2009, respectivamente, anos em que o tempo prejudicou o desenvolvimento das uvas.

Segundo o feedback dado pelos produtores a Francisco Mateus, “os vinhos vão ser de boa qualidade”. “Os recentes focos de calor que houve terão prejudicado a uva, mas são questões localizadas”, explicou.

No que toca a preços do vinho, o responsável admite que a subida da produção, ainda que ligeira, os pressione em baixa. Em várias regiões do País, como o Douro, as vindimas estão já em curso, com a colheita das uvas brancas.

Fonte: Correio da Manhã

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …