OMC pede ao Brasil para reduzir taxas de importação

Um relatório divulgado pela Organização Mundial do Comércio (OMC) recomenda que o Brasil reduza as taxas de importação, sobretudo as dirigidas aos produtos industriais, de forma a promover o comércio e o investimento no país.

O “Exame das Políticas Comerciais do Brasil” faz uma análise ao período entre 2004 e 2008, e aconselha aquele país a melhorar as suas políticas para estimular a livre concorrência.

A OMC reconhece que o governo brasileiro já avançou nessa área nos últimos quatro anos, mas afirma que «ainda existem dificuldades» para colocá-las em prática, o que põe em risco o seu crescimento económico sustentado.

Segundo a organização, a legislação brasileira pode impor restrições a investimentos estrangeiros no país, principalmente nas áreas de saúde, meios de comunicação, transportes marítimos e aéreos.

O relatório adianta que a produção agrícola no Brasil tem um nível de protecção de tarifas reduzida, no entanto, o sistema de garantia de preços aplicados a alguns produtos agrícolas pode distorcer o mercado.

O texto destaca a diversidade das exportações brasileiras, tanto em relação aos produtos quanto aos países de destino, indicando que, entre 2004 e 2008, o comércio com a China e a Argentina cresceu, ao contrário das exportações para a União Europeia e Estados Unidos que diminuíram.

Fonte: BBC e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …