As indústrias europeias de lactícinios voltam a baixar preços

As empresas europeias de lacticínios voltaram a baixar os preços do leite ao produtor em Janeiro passado, atingindo o valor médio de 0,2959 euros por quilo, o que significa uma quebra de 0,0875 euros em relação ao mês homólogo de 2008 e de 0,012 euros em relação ao valor médio de Dezembro de 2008.

Segundo a informação avançada pela European Dairy Farmers, o mês de Janeiro revela uma grande diferença entre as indústrias e países, sendo que os produtores de leite que entregam o produto à Milcobel, Humana, Normilch, Arla e Kerry receberam o preço mais baixo dos últimos 10 anos, enquanto que o leite recebido pela finlandesa Hämeenlinnan Osuusmeijeri, em Janeiro de 2009, atingiu o preço mais alto da última década.

Na Alemanha, as três principais empresas voltaram a baixar os seus preços no mesmo mês e na Holanda, durante os próximos meses deste ano, os preços vão voltar a cair como resultado do desenvolvimento do mercado. No caso da FrieslandCampina, o preço já desceu para os 0,2715 euros por quilo, mas as previsões apontam para que o preço, nos próximos meses, possa descer até aos 0,22 euros.

A França destaca-se pelo facto dos seus produtores terem recebido o segundo valor mais elevado, onde todas as empresas aumentaram os preços em relação a Dezembro de 2008, em consequência das recomendações emanadas pela interprofissão, em Novembro último.

Também na Escandinávia, a Arla Foods anunciou que o pagamento suplementar para 2008 será de 0,007 euros, um valor inferior ao previsto e menor que o correspondente pagamento suplementar de 2007, que se fixou em 0,015 euros.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …