Morangos podem prevenir cancro do esófago

Os morangos liofilizados podem ser uma alternativa aos fármacos utilizados para a prevenção do cancro do esófago, revela um estudo da Universidade do Ohio, nos EUA, apresentado durante a reunião anual da Associação Americana para a Investigação do Cancro.

Segundo explicou em comunicado de imprensa Tong Chen, o líder da investigação, “concluímos a partir do estudo que o consumo de morangos ao longo de seis meses é seguro e fácil de seguir. Além disso, os nossos dados preliminares sugerem que os morangos podem reduzir o grau de diferenciação das lesões pré-cancerosas e reduzir eventos moleculares associados ao cancro.”

O cancro do esófago é o terceiro tumor mais comum do tracto gastrointestinal e o sexto entre as principais causas de mortalidade no mundo. Os investigadores estudaram o carcinoma espinocelular (CEC) do esófago, que corresponde a cerca de 95% dos cancros do esófago em todo o mundo.

Os participantes consumiram 60 gramas de morangos liofilizados por dia, durante seis meses, e registaram informação sobre o consumo de morangos num diário alimentar. A utilização de morangos liofilizados foi importante, porque ao eliminar a água do fruto multiplica-se por dez a concentração de substâncias preventivas.

Os investigadores recolheram amostras de biópsia antes e após o consumo de morangos. Os resultados mostraram que 29 dos 36 participantes experimentaram uma diminuição no grau histológico das lesões pré-cancerosas durante o estudo.

“O nosso estudo é importante, porque mostra que os morangos podem retardar a progressão das lesões pré-cancerosas no esófago. Os morangos podem ser uma alternativa ou funcionar em conjunto com outros fármacos quimiopreventivos na prevenção do cancro do esófago. No entanto, teremos de testar isto em futuros ensaios “, concluiu Chen.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …