Melatonina ajuda a manter o peso e prevenir doenças cardíacas

A melatonina, uma hormona naturalmente produzida pelo organismo, ajuda no controlo do peso, mesmo sem a redução do consumo de alimentos, melhora o perfil lipídico sanguíneo – uma vez que reduz triglicéridos, aumenta o colesterol HDL e reduz o colesterol LDL, de acordo com um estudo da Universidade de Granada, Espanha, publicado no “Journal of Pineal Research”.

Além de ser uma hormona naturalmente produzida pelo organismo, também pode ser encontrada, em pequenas quantidades, nalgumas frutas e vegetais, tais como a mostarda, amêndoas, sementes de girassol, cardamomo, erva-doce, coentros e cerejas. Assim, a ingestão desses alimentos pode ajudar no controlo do peso e na prevenção doenças cardíacas associadas à obesidade e dislipidemia.

No estudo, os investigadores analisaram, em ratinhos obesos, jovens e diabéticos, os efeitos da melatonina sobre a obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial associada à obesidade. Verificaram que a melatonina é benéfica para os ratinhos jovens que ainda não tinham desenvolvido qualquer doença metabólica ou do coração.

Em comunicado de imprensa, os investigadores afirmaram que, se o mesmo for confirmado em humanos, a administração de melatonina e a ingestão de alimentos com melatonina poderão tornar-se instrumentos úteis para combater a obesidade e os riscos associados à patologia.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …