Mel: Apicultores de Ponte de Sor preocupados com “invasão” de abelhas espanholas

Os apicultores de Ponte de Sor (Portalegre) estão a registar “quebras significativas” na produção de mel, devido à “invasão” da região por “milhares de colmeias” de produtores espanhóis, disse hoje à agência Lusa um responsável do sector.

Manuel Silva, presidente da Associação de Apicultores de Ponte de Sôr (APISÔR), advertiu ainda para a morte de milhares de abelhas pertencentes a apicultores alentejanos.

O responsável atribuiu a morte das abelhas ao facto de “a maioria das colmeias espanholas, que deram entrada em Portugal nos últimos tempos, não terem sido alvo de controlo sanitário por parte das autoridades competentes”.

“Existem vários casos no distrito de Portalegre. Em Nisa, por exemplo, morreram milhares de abelhas infectadas pelas abelhas dos produtores espanhóis”, disse.

A APISÔR, que conta com mais de 200 associados, contesta a entrada de mais colmeias espanholas naquela região e promete “não baixar os braços para defender os seus produtores”.

A vinda em grande número de colmeias espanholas para Portugal, segundo Manuel Silva, verificou-se durante o ano de 2007.

“A flora é menor e as abelhas são, cada vez, mais, devido à entrada dos espanhóis”, afirmou.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …