Língua Azul: Espanha e França assinam protocolo para deslocação de animais

Os Ministérios da Agricultura de Espanha e França assinaram um protocolo de acordo com as condições sanitárias dos intercâmbios entre ambos os países de bovinos e ovinos procedentes de zonas restringidas em relação à doença da língua azul.

Segundo o documento, em vigor desde o dia 01 de Janeiro e 2011, a vacinação referente aos serotipos 1 e 8 e bovinos e ovinos não é obrigatória para o transporte de animais entre as zonas francesas e espanholas restritas,

O acordo estabelece que para os animais procedentes da zona restrita ao serotipo 4 em Espanha com menos de 120 dias devem proceder de explorações vacinadas contra o vírus em questão.

Um animal é considerado vacinado quando decorreram mais de 10 dias e menos de 01 ano desde o momento de receber as doses necessárias no caso da primeira vacinação ou na revacinação num prazo máximo de um ano após a anterior, para animais previamente vacinados.

No passaporte de cada bovino ou na documentação anexa ao certificado oficial de movimento deve ser indicado a data da última vacinação e o tipo. Para estes casos não é obrigatória a desinfecção dos veículos de transporte e dos animais.

Fonte: Agrodigital e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …