Jacques Chirac luta pela baixa do IVA na restauração

Nos próximos dias 15 e 16, na Cimeira de Presidentes da União Europeia em Bruxelas, o Presidente Francês Jacques Chirac vai exigir a todos os parceiros comunitários a baixa da taxa do IVA no sector da restauração e bebidas para 5,5 por cento.

Desde 2002 que a oposição da Alemanha tem arrastado esta decisão, que tem de ser votada por unanimidade. Este país, emissor de turistas, não partilha das preocupações dos países do Sul da Europa, onde esta actividade tem um peso fundamental no desenvolvimento económico.

As empresas portuguesas da restauração e bebidas têm as mesmas preocupações das congéneres francesas, que se deparam com a concorrência de Espanha (com IVA a 7 por cento) e dos novos destinos turísticos emergentes

Desta forma, a Associação da Restauração e Similares de Portugal dirigiu cartas de solidariedade às associações empresariais francesas que representam o sector, bem como ao Primeiro-Ministro José Sócrates, solicitando que apoie o Governo Francês, na próxima Cimeira em Bruxelas.

Fonte: Portal Alimentar

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …