Genética: Investigadores desenvolvem tomateiro resistente à seca

Uma equipa de cientistas criou tomateiros modificados geneticamente que são capazes de produzir raízes mais eficientes para resistir a condições de seca – informa a revista Anais da Academia Americana das Ciências.

Os cientistas aumentaram a expressão de um gene, o “AVP1”, que regula o fluxo de substâncias químicas dentro e através da membrana das células vegetais, segundo o biólogo mexicano Robert Gaxiola, que dirigiu a investigação.

Estas plantas modificadas geneticamente “foram submetidas, a par de plantas de controlo, a condições extremas de seca” – afirmou.

“As plantas desenvolvidas foram capazes de resistir à seca graças ao seu maior volume radicular, que se traduziu numa absorção mais eficiente de água, prevenindo assim os danos produzidos pela falta de água no tecido vegetal”, acrescentou.

O cientista disse ainda que está a estudar a aplicação deste processo “a outras plantas de grande interesse alimentar”.

No mês passado, uma equipa dirigida por este biólogo descobriu um factor genético que dota as plantas da capacidade de desenvolver raízes e folhagens maiores.

Isso favorece a subsistência das plantas em solos secos e com poucos nutrientes, e poderá ser uma forma de melhorar a produtividade das culturas e lutar contra a desflorestação.

O estudo hoje publicado representa um avanço em relação a essa descoberta, sublinhou Gaxiola.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …