Gripe das Aves: UE Começa a Relaxar Prevenção

Alguns estados-membros da União Europeia começaram já a suavizar as medidas de prevenção contra a propagação da gripe das aves. As primeiras cedências surgem com o fim da época migratória de aves oriundas de leste.

Durante os percursos migratórios das aves, muitos países europeus decidiram obrigar os agricultores a manter as aves domésticas confinadas em espaços fechados para impedir o contacto com animais eventualmente contaminados. Estas medidas foram tomadas, principalmente, depois de detectados focos da doença na Rússia, Turquia e Roménia.

O instituto alemão Friedrich Loeffler, que emite pareceres ao governo sobre doenças avícolas, classificou o risco de surgimento da gripe das aves no país de “moderado”, depois de ter assumido o risco “elevado” durante os meses do Outono, avança a Reuters. Outros estados-membros, como é o caso da Holanda, decidiram permitir que as aves voltem ao ar livre.

Mas nem todos os países decidiram relaxar as medidas de prevenção. A França anunciou que as medidas de confinamento das aves vão manter-se até ao fim de Maio e a Espanha disse que tencionava estender as medidas tomadas contra a gripe das aves também até 31 de Maio.

Fonte: Reuters e Confragi

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …