INE : Pescado descarregado sobe 0,8% e receitas crescem 4% em Janeiro

A quantidade de pescado descarregado aumentou 0,8 por cento em Janeiro face ao mesmo mês de 2004, enquanto as receitas cresceram quatro por cento, para 20 milhões de euros, anunciou hoje o INE.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro- indústria do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), a quantidade de pescado que chegou às lotas portuguesas situou-se nas 10,166 mil toneladas.

O preço médio do pescado transaccionado em lota subiu 3,2 por cento, para 1,97 euros, com a sardinha a aumentar 2,8 por cento, para 49 cêntimos o quilo.

O comportamento das quantidades justifica-se com os moluscos, que passaram de 1,3 mil toneladas para 1,5 mil toneladas, ou seja, mais 16,6 por cento.

Quanto ao valor, os moluscos valeram cerca de cinco milhões de euros em Janeiro deste ano contra 4,6 milhões um ano antes.

A quantidade de pescada também aumentou 15,6 por cento, para 104 toneladas.

Os crustáceos registaram quebras das quantidades, de 37 por cento e do preço médio, menos 77 por cento, para 2,59 euros.

As quantidades descarregadas de carapau e chicharro diminuíram 17,5 por cento, de peixe-espada caíram 12,9 por cento e de sardinha 5,5 por cento.

Nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores o pescado foi menos, com decréscimos de 32,2 por cento e 25,2 por cento, respectivamente.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …