Indústria: Volume de negócios do sector alimentar e bebidas subiu 7,7% em Março

O volume de negócios das indústrias alimentares e de bebidas cresceu 7,7 por cento em Março face a igual mês de 2005, enquanto a produção subia 2,4 por cento, anunciou hoje o INE.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro-Indústria, na variação do índice de volume de negócios, destaca-se a subida de 29,7 por cento da área de produção de óleos e gorduras animais e vegetais e de 19,3 por cento da indústria de conservação de frutos e produtos hortícolas.

A indústria das bebidas também seguiu a tendência positiva e apresentou um acréscimo de 17,6 por cento da facturação.

Na indústria do tabaco, em Março, o volume de negócios desceu 27,2 por cento face a igual período do ano passado, mas cresceu 23,1 por cento quando a comparação é com o mês anterior.

O acréscimo anual de 2,4 por cento do índice de produção da indústria alimentar é explicado pelo avanço de 16,7 por cento nas bebidas.

A produção de tabaco registou um decréscimo de um por cento em Março face a igual mês de 2005.

O INE refere que o índice de preços nas indústrias alimentares subiu 0,8 por cento, em Março, no ano, comportamento para que contribuiu o avanço de 15 por cento nos óleos e gorduras animais e vegetais, além do acréscimo de 9,6 por cento na indústria transformadora da pesca e aquacultura.

Os preços na indústria do tabaco subiram 13,3 por cento.

Já o índice de emprego das indústrias alimentares desceu 1,3 por cento em Março, na variação anual, devido ao comportamento registado no sector da fabricação de alimentos compostos para animais (menos 5,9 por cento) e na indústria das bebidas (menos cinco por cento).

Na indústria do tabaco, o índice de emprego caiu 5,8 por cento.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …