INE: Preços no produtor agrícola desceram 3,9% num ano

Os preços dos produtos agrícolas no produtor desceram 3,9 por cento em Março face ao mesmo mês de 2005, principalmente devido à queda registada nos animais de capoeira e nos hortícolas frescos, anunciou hoje o INE.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura, Pescas e Agro-Indústria, o valor a pagar pelos animais de capoeira registou um decréscimo de 37,1 por cento num ano, enquanto o dos produtos hortícolas frescos foi de 21,7 por cento.

As flores de corte apresentaram a queda mais acentuada, de 40,5 por cento.

Ao contrário, o preço da batata aumentou 62,7 por cento, dos ovos 57,3 por cento, do azeite 48,1 por cento e dos frutos frescos 29,3 por cento.

Em Março, o índice de preços dos produtos agrícolas no produtor desceu 1,6 por cento quando comparado com o mês anterior.

A evolução mensal é justificada com as quebras nos índices de preços dos animais de capoeira, com menos 27,1 por cento, das flores de corte (8,8 por cento), leite (6,7 por cento) e do vinho, cuja descida se situou entre 3,6 por cento, no caso do produto de qualidade, e de 3,2 por cento para o vinho de mesa.

Quanto à produção, as previsões de Abril do INE apontam para uma subida na área plantada de arroz (mais 10 por cento face ao ano passado), comportamento positivo que também será seguido nos cereais.

As plantações de batata apresentam-se sem alterações, tal como a cultura de tomate, enquanto a superfície cultivada de girassol deverá descer.

Na produção animal, o INE refere que, em Março, o peso do gado abatido e aprovado para consumo foi de 39,8 mil toneladas, menos 0,4 por cento que em igual mês de 2005, principalmente devido à evolução nas espécies bovina (menos 6,2 por cento), ovina (37,4 por cento) e caprina (51,7 por cento).

O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi de 22,6 mil toneladas, o que representa um aumento de 7,1 por cento face a Março do ano passado.

No que respeita à produção de frango, o INE refere um acréscimo de 9,9 por cento, para 18,8 mil toneladas, e à produção de ovos de galinha para consumo, uma subida de 3,8 por cento, para oito mil toneladas.

A recolha de leite de vaca foi de 167 mil toneladas em Março, menos 1,7 por cento face a igual mês do ano passado, enquanto a produção de produtos lácteos subia 2,1 por cento, principalmente a manteiga, com mais 11,3 por cento.

Os preços dos bens e serviços de consumo corrente na actividade agrícola, como a energia e os lubrificantes, registaram uma subida de 1,2 por cento em Março face a igual mês de 2005, enquanto na comparação mensal registou-se uma descida de 3,9 por cento.

Já o índice de preços de bens de investimento na agricultura subiu 3,4 por cento em Março, num ano.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …