Novos Focos de Gripe das Aves na Roménia, H5N1 Confirmado

As autoridades romenas anunciaram ontem a identificação de novos focos de gripe das aves no país e a confirmação da presença do vírus H5N1 em sete amostras analisadas.

“Foram recenseados 34 focos, um deles em Bucareste, desde a eclosão deste novo surto da doença, há dez dias”, afirmou numa conferência de imprensa o ministro da Agricultura, Gheorghe Flutur.

Há ainda a assinalar 24 outros focos “possíveis”, um deles também na capital, acrescentou o ministro, segundo o qual “o vírus deverá ser isolado no segundo foco de Bucareste numa questão de horas”.

Os testes realizados pelo laboratório britânico de Weybridge revelaram a presença do vírus H5N1, altamente patogénico, em sete amostras recolhidas no departamento de Brasov (no centro da Roménia), um deles na exploração industrial Drakom Silva, que está na origem da propagação da doença, referiu o ministro.

Segundo as autoridades, ignora-se ainda se o vírus detectado em Bucareste pertence à mesma estirpe.

No domingo à noite foram impostas medidas de quarentena num bairro dos arredores do norte da capital, com a polícia a barrar uma dezena de ruas e a impedir todas as entradas e saídas, à excepção das urgências hospitalares.

Outros 13.000 residentes noutro bairro dos arredores do sul de Bucareste aguardam a aplicação de medidas semelhantes que implicarão o seu isolamento durante uma semana.

Além de Bucareste, há focos “possíveis” ou confirmados em Brasov, Sibiu e Sighisoara, três cidades do centro do país muito procuradas por turistas durante o Verão.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …