H5N1 diagnosticado em bebé tailandês

Um bebé de 18 meses é a 21.ª pessoa infectada com a estirpe letal do vírus da gripe das aves na Tailândia. Resultados das análises confirmaram que a criança, do sexo masculino, está infectada, apesar de estar a recuperar, informou o director- -geral do Departamento de Controlo de Doenças Contagiosas tailandês, Thawat Suntarajarn.

O bebé residia numa casa em Minburi, um subúrbio de Banguecoque, onde viviam também três galos e uma galinha utilizados em lutas. As quatro aves terão morrido pouco depois de a criança ter sido internada com sintomas de gripe. Na Tailândia, 21 pessoas contraíram a doença desde que esta surgiu no Sudeste asiático, em 2003. Destas, 13 morreram.

despistagem. Uma empresa de Singapura apresentou ontem um kit de despistagem da gripe das aves, descrito como o mais rápido do mundo. Em dez minutos, detecta várias estirpes do vírus, incluindo o H5N1, a partir de amostras colhidas na cabeça, no sangue ou nos tecidos das aves, segundo a sociedade Rockeby.

casos. Fonte oficial do Koweit anunciou ontem que uma das duas aves infectadas com gripe aviária no país tem H5N1. No mesmo dia, a Roménia declarou extinto o primeiro foco da doença – detectado há um mês no país. As autoridades chinesas anunciaram a descoberta de um foco na província de Liaoning e informaram que estão a investigar um possível caso humano. Dois homens e uma criança de oito anos foram, também ontem, hospitalizados no Norte do Vietname por suspeitas de estarem infectados com o vírus da gripe aviária.

Fonte: DN

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …