Gripe das aves: Novo foco detectado na China

Um novo foco de gripe das aves foi detectado na província de Hubei, no centro da China, anunciou hoje o ministério da Agricultura.

Este novo foco, o oitavo a ser anunciado em três semanas na China, foi detectado em duas localidades do condado de Jingshan, onde 2.500 aves morreram, acrescentou o ministério chinês num comunicado publicado no seu site de Internet.

Mais de 31.000 aves foram abatidas nas criações situadas num raio de três quilómetros em redor das duas localidades, indicou ainda o ministério da Agricultura.

As primeiras mortes suspeitas de aves foram detectadas a 02 de Novembro e a 09 de Novembro um diagnóstico preliminar confirmou que se tratava do vírus H5N1 da gripe das aves.

Este foi o oitavo foco confirmado pelas autoridades de Pequim depois do reinício da epizootia na China há cerca de um mês, sendo a província de Liaoning, no nordeste do país, a mais afectada.

A província de Hubei situa-se entre as de Anhui e de Hunan, duas outras regiões onde foram descobertos focos de gripe das aves.

Nenhum caso de contaminação humana foi assinalado na China, mas o ministério da Saúde não exclui a hipótese do vírus H5N1 poder ter estado na origem da morte de uma adolescente no final de Outubro, na província de Hunan.

As autoridades sanitárias estão a investigar o caso de uma mulher, atingida por uma pneumonia e hospitalizada a 06 de Novembro, depois de ter estado em contacto com frangos da sua quinta na província de Liaoning.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …