Gripe das Aves: Tutela «vigilante» face a casos na Europa

O ministro da Agricultura afirmou hoje que «o Governo está vigilante mas não preocupado» com os casos de gripe das aves na Europa e congratulou-se com a aprovação do financiamento comunitário para combater a doença.

«O Governo está vigilante mas não preocupado», disse o ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, sobre os casos de aves contaminadas com o vírus H5N1 encontradas desde sábado na Grécia, Bulgária, Hungria, Itália, Áustria e Alemanha.
Jaime Silva falava aos jornalistas no Ministério da Agricultura depois da reunião da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria, a cujos trabalhos preside com regularidade.

«Bruxelas aprovou hoje o plano de vigilância português e o seu financiamento», disse o governante.

O ministro explicou que os 72 mil euros atribuídos a Portugal destinam- se sobretudo a «ajudar no co-financiamento das análises adicionais que há necessidade de fazer».

Jaime Silva sublinhou que as aves contaminadas na Europa são cisnes selvagens cujas rotas migratórias não passam por Portugal. O ministro frisou ainda que «Portugal é em média o país da União Europeia que mais análises a aves suspeitas faz», tendo realizado este ano cerca de 400 análises e no ano passado mais de 6.000.

O presidente da Comissão de Acompanhamento da Gripe Aviaria, Agrela Pinheiro, afirmou que as «medidas de bio-segurança» aplicadas nas 19 zonas de risco não vão sofrer alterações. «Não há motivo para se alterar nada do que temos vindo a fazer», disse.

Também a sub-directora geral da Saúde, Graça Freitas, anunciou que Portugal manter-se-á em nível três de alerta pandémico.

Esta fase de alerta pandémico é definida pela preparação para situações em que «existe infecção humana com um novo subtipo do vírus, mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos».

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …