Gripe das Aves: Comissão Europeia Diz que Não Há Razões para Pânico

A União Europeia está a tomar “todas as medidas necessárias” para conter a propagação da gripe das aves, e considera “não haver razões para pânico”, declarou hoje o Comissário europeu para a Saúde, Markos Kyprianou.

“Não há razões para pânico”, afirmou o comissário, numa declaração em Bruxelas. “Os Europeus devem manter a calma, não há razões para se alarmarem”, acrescentou. A UE está a tomar “todas as medidas necessárias para erradicar a doença” e examinará a oportunidade de tomar novas medidas de precaução, previstas para o início do período de migração primaveril das aves.

Segundo Kyprianou, a multiplicação dos casos de aves selvagens portadores do vírus H5N1, altamente patogénico, na UE “não é surpreendente”, tendo em conta os trajectos seguidos pelas aves migratórias.

“Temos casos ao longo das trajectórias seguidas pelas aves migratórias. Não devemos ficar surpreendidos se surgirem mais aves migratórias portadoras do vírus”, sublinhou Kyprianou.

Quanto ao consumo de aves, “não há razões” para não as comer, segundo o comissário. “Os Europeu podem ter a certeza que a carne que adquirem nos supermercados é sã”, garantiu, sublinhando que ele próprio continuava a consumir frango.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …