Gripe das Aves: Galinhas Vivas Importadas do Continente Chinês Voltam a Hong Kong

A venda de galinhas vivas importadas do continente chinês regressou hoje a Hong Kong depois de três semanas de embargo devido à morte de uma pessoa que contraiu a gripe das aves.

A proibição da importação de galinhas vivas do continente chinês foi imposta a 06 de Março depois das autoridades terem confirmado a primeira morte de um ser humano que tinha contraído o vírus H5N1 na província de Guangdong, adjacente a Hong Kong e a Macau.

Com o retomar das importações, chegaram hoje aos mercados da antiga colónia britânica um total de 20.000 galinhas vivas oriundas do continente, tendo também as autoridades negado que algumas aves tenham chegado mortas a Hong Kong por se suspeitar estarem contaminada com a gripe das aves.

“Quando se transporta um elevado número de galinhas em distâncias grandes, algumas morrem de stress”, sublinhou um porta-voz do departamento de agricultura do Executivo de Hong Kong.

A população da zona sul da China tem por hábito comprar galinhas vivas que são mortas nos mercados pouco tempo antes de serem confeccionada em casa ou nos restaurantes, uma prática que foi criticada por colocar a população em risco elevado de contrair o vírus da gripe das aves caso alguma das galinhas expostas nos mercados estivesse infectada.

Nesse sentido, o Executivo de Hong Kong decidiu proibir a venda directa de galinhas vivas nos mercados e abriu um centro de abate de aves para diminuir os riscos para a saúde pública.

Hong Kong foi a primeira região do mundo a declarar um surto de gripe das aves em humanos em 1997 quando seis pessoas morreram da doença, levando as autoridades a decidir o abate de 1,5 milhões de aves que estavam em aviários da cidades para travar a doença.

O último caso humano de gripe das aves em Hong Kong foi detectado em 2003 em dois cidadãos, um dos quais viria a falecer.

Nas últimas semanas, as autoridades de Hong Kong confirmaram já a presença do H5N1 em 17 aves encontradas mortas na actual Região Administrativa Especial Chinesa.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …