Gripe das Aves: Identificado Num Cisne 1º Caso da República Checa

As autoridades checas anunciaram hoje o aparecimento do primeiro caso de gripe das aves no país, detectado num cisne encontrado morto em Hluboka Nad Vltavou, 150 quilómetros a sul de Praga.

A ave estava contaminada com o vírus H5, sendo muito provável que se trate da estirpe H5N1, altamente patogénica, afirmou o ministro da Agricultura, Jan Mladek, em conferência de imprensa.

“Temos uma greve suspeita da presença do H5N1, que será confirmada ou infirmada até quarta-feira”, declarou o ministro, acrescentando que estavam a ser feitas mais análises em Praga e que tinham sido enviadas amostras para o laboratório europeu de referência, em Weybridge (Reino Unido).

Com o aumento da temperatura e o degelo, estão a chegar à República checa cisnes de países vizinhos, como a Áustria e a Alemanha, que já declararam casos de gripe das aves nestas espécies.

Hluboka, como a restante parte sul da república, é uma região turística, pelo que se receia o impacto da notícia na chegada de visitantes.

“Esperamos pelas instruções de Praga e emitiremos medidas veterinárias extraordinárias sobre as aves em liberdade. Vamos definir uma zona de protecção e observação, e elaborar uma lista das explorações e controlá-las”, disse à agência local CTK Frantisek Kouba, director do gabinete veterinário do sul de Boémia.

De acordo com os critérios definidos pela União Europeia, a faixa de protecção terá um raio de três quilómetros a partir do local onde foi encontrado o cisne, enquanto que num raio de dez quilómetros serão desinfectados os automóveis que abandonem a zona.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …