Gripe das Aves: Empresa Chinesa Quer Direitos para Produzir Tamiflu

A farmacêutica chinesa Shanghai Pharmaceutical Group (SPG) solicitou aos laboratórios Roche a licença para a produção de Tamiflu, medicamento considerado eficaz contra o vírus H5N1, disseram hoje responsáveis da empresa.

“A empresa fez o pedido por escrito tendo em vista o aumento da procura do medicamento e o seu alto preço”, refere Huang Yanzheng, vice-presidente da SPG, num comunicado hoje distribuído.

O Tamiflu, que foi aprovado para venda pelo governo chinês em 1999, é comercializado na China pela Shanghai Roche, sucursal do grupo farmacêutico suíço Roche, que detém os direitos sobre a patente do Tamiflu.

“A Roche suíça vai avaliar se a SPG tem capacidade para produzir o Tamiflu, prestando atenção em especial à matéria-prima utilizada, às condições da fábrica e aos processos de produção”, disse à Agência Lusa Xu Chao, do gabinete de imprensa da Shanghai Roche.

Em declarações ao China Daily, jornal oficial chinês em língua inglesa, Huang Yanzheng disse esperar uma resposta da farmacêutica suíça “dentro de duas ou três semanas”.

O Tamiflu custa na china 298 renminbi (31,9 euros).

A empresa chinesa Yongshun Bio-Pharmaceutical, da província de Guangdong, fronteira a Macau, começou também na terça-feira a produzir a vacina contra a gripe das aves, inoculando o vírus em embriões de galinhas, refere hoje o Diário da Juventude de Pequim, jornal em língua chinesa.

O Tamiflu é considerado o antiviral mais eficaz para combater a gripe aviária e, segundo a Roche, cerca de 40 países já encomendaram o medicamento.

A farmacêutica suíça foi alvo de críticas por não ter “stocks” suficientes do fármaco e não ter permitido a outras companhias produzir o Tamiflu, mas a empresa defendeu-se num comunicado dizendo que já dobrou a produção e vai aumentá-la 10 vezes em 2006.

A Roche decidiu, no final de Outubro, emitir licenças secundárias para que o Tamiflu possa ser produzido por quatro outros fabricantes.

Entre Janeiro e Setembro de 2005, a Roche facturou 859 milhões de francos suíços (554 milhões de euros) com a comercialização do Tamiflu, mais do triplo das vendas registadas no mesmo período de 2004.

As vendas do medicamento aumentaram 223 por cento, no Japão, 297 por cento nos Estados Unidos, e 279 por cento na Europa e resto do mundo.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …