Fundão: Comitiva de produtores de azeite inicia contactos comerciais em Bruxelas

A Confraria do Azeite da Cova da Beira inicia hoje contactos com empresas e instituições europeias para promover o produto, numa iniciativa que inclui a entronização como confrade do presidente do grupo parlamentar europeu PPE-DE.

Uma comitiva de 40 pessoas organizada pela Confraria do Azeite da Cova da Beira partiu para Bruxelas para contactos institucionais e comerciais com entidades europeias, explicou à Agência Lusa, Francisco de Almeida Lino, chanceler da confraria.

“Queremos abrir portas aos produtos de azeite da Cova da Beira”, sublinhou aquele responsável, referindo que alguns dos contactos vão ser feitos com as empresas fornecedoras de refeições para as próprias instituições europeias.

Os produtores de azeite da região, que abrange os concelhos do Fundão, Penamacor, Covilhã e Belmonte têm marcados encontros bilaterais com algumas empresas sedeadas no centro da Europa.

“Queremos que as nossas marcas de azeite comecem a exportar para a Europa, pelo que estas são tarefas fundamentais”, concluiu Francisco de Almeida Lino.

Para 1 de Dezembro estão agendados contactos com autarcas da região, em Brugges e Gant.

O programa que decorre até quinta-feira inclui a entronização como confrade do presidente do grupo parlamentar europeu PPE-DE.

Hans-Gert Poettering vai passar a ser membro da Confraria do Azeite da Cova da Beira, numa cerimónia agendada para quarta-feira, durante uma visita ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

“A oportunidade de desenvolver estes contactos surgiu no dia em que o deputado europeu do CDS-PP, Luis Queiró foi entronizado “, em 9 de Junho deste ano, na cidade do Fundão.

Fundada em 21 de Junho de 2004, a confraria conta actualmente com cerca de meia centena de confrades.

Fonte: Agroportal

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …