França Confirma H5N1 em 5 Cisnes Encontrados Mortos

As análises feitas a cinco cisnes encontrados mortos na semana passada na região centro-leste da França revelaram a presença da estirpe mais perigosa do vírus da gripe das aves, o H5N1, anunciaram as autoridades locais.

Os cisnes foram descobertos nas lagoas da região de Dombes, no departamento de Ain, onde anteriormente foram já encontradas outras aves selvagens infectadas com o H5N1, indicou a prefeitura em comunicado, frisando que os casos “continuam limitados àquela zona”.

Desde que foi conhecido o primeiro caso de infecção pelo H5N1 em Dombes, a 18 de Fevereiro, “foram recolhidas em todo o departamento 639 amostras de aves selvagens”. Destas, 215 foram analisadas pelo laboratório regional de Ain, tendo sido detectada a presença do H5N1 em 35 casos, segundo a prefeitura.

“Nesta altura, há sete amostras ainda em processo de análise”, acrescentou, mantendo-se as medidas de vigilância e de protecção de aves selvagens na zona de Dombes.

Além dos casos em aves selvagens, o departamento de Ain registou anteriormente o caso, único até agora na União Europeia, de uma unidade industrial de criação de aves contaminada com o H5N1.

Fora de Ain, a França registou também casos de aves selvagens infectadas com o H5N1 num outro departamento do sudeste do país.

Fonte: Lusa

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …