Exportações nacionais crescem para Angola e Venezuela

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos últimos quatro anos, a União Europeia e os Estados Unidos compraram menos dois mil e duzentos milhões de euros.
No entanto, o aumento das exportações para os Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) e ainda para a Venezuela estão a equilibrar a situação, com as exportações portuguesas a mudarem de rumo e Angola está a tornar-se num dos melhores mercados para as empresas nacionais sendo já o maior importador de produtos portugueses.

Mesmo considerando que o ano de 2009 até foi de desaceleração em termos de exportação para Angola, a verdade é que em 2005 o valor das exportações para aquele país foi de 803 milhões de euros, enquanto em 2008 subiu para 2.262 milhões de euros.

De acordo com os dados avançados pelo INE as exportações portuguesas caíram 0,7 por cento em 2009 face ao ano anterior, mas as previsões apontam para um novo aumento em 2010 das vendas para o mercado angolano.

Destaque também para a Venezuela nas exportações nacionais, com o comércio com aquele país a subir 147 por cento em 2009, tornando-se no país onde o crescimento das exportações foi maior.

Como conclusão pode-se dizer que as exportações portuguesas até não caíram muito tendo em consideração a actual crise mundial, tendo os PALOP, com destaque para Angola, e ainda a Venezuela quase que compensado a queda das exportações para a Europa e os Estados Unidos.

Fonte: Expresso e Confagri

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …