Consumo de leite biológico cresce mais devagar do que a oferta

Os fabricos de produtos lácteos biológicos em França mostraram uma razoável dinâmica em 2008 quando comparado com 2007, excepto para os queijos, reporta o Ministério da Agricultura em Paris num relatório da série Agreste Primeur.

Mas a produção de leite biológico “continua a ser marginal”, diz o relatório, “a imagem do que acontece com o restante conjunto da agricultura biológica francesa, e ao contrário do que se verifica na Alemanha, Dinamarca e Áustria”, que detêm metade da produção europeia, refere aquela fonte ministerial.

Segundo a análise, “o leite biológico está a lutar para encontrar o seu mercado” e o “consumo de produtos lácteos biológicos cresceu menos rapidamente do que a oferta”.

Mais positivo para o sector, a recolha de leite biológico praticamente estabilizou e a percentagem de produtos lácteos biológicos na produção total de produtos frescos, aumentou, embora permanecendo em níveis bastante baixos, indica o relatório “Agreste Primeur”.

A fabricação de iogurte biológico manteve, apesar disso, um crescimento anual de 20 a 30 por cento mantendo a sua proporção, para o conjunto da produção total de iogurtes.

A leite embalado, principal foco de escoamento do leite biológico, apresentou um crescimento anual de 14,3 por cento em 2008, após três anos de estabilidade, refere o relatório. A quota no mercado total do leite líquido atingiu os 3,3 por cento, sendo que nos restantes segmentos de mercado não ultrapassou um por cento.

Fonte: Anil

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …