Estudo revela que 60 milhões de chineses têm excesso de peso

Sessenta milhões de chineses sofrem de excesso de peso e 160 milhões têm hipertensão, sobretudo devido à ingestão de carne e gorduras, segundo dados oficiais do governo divulgados hoje pelo jornal South China Morning Post.
O estudo revela ainda que 8,1% dos jovens que vivem nas cidades são obesos.

«Por um lado, o nosso país tem 23,65 milhões de pessoas que vivem na pobreza, e têm obviamente uma alimentação insuficiente. Por outro, parte da população come demasiado, o que levou a um aumento das doenças relacionadas com o excesso de peso», segundo Pan Beilei, subdirector do Comité Assessor Estatal de Alimentação e Nutrição.

Pan acrescentou que cerca de 20 milhões de pessoas nas grandes cidades chinesas sofrem de diabetes, uma das doenças que surgiram no país em consequência da abertura económica, o que levou a uma alteração dos hábitos alimentares.

Segundo o estudo, um chinês come uma média de 22 quilos de carne por ano, enquanto o consumo diário de gordura representa 38% da ingestão total de energia diária, muito acima dos níveis recomendados. Por outro lado, os cereais representam 41% da energia ingerida por dia, abaixo dos 65% recomendados.

A dieta tradicional chinesa, composta por verduras, arroz e pouca carne, foi substituída nas grandes cidades pela cultura do fast-food, com centenas de empresas nacionais e estrangeiras a apostarem neste sector.

Fonte: Diário Digital

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …