Espanha está a viver a pior seca de sempre

Espanha admitiu que está a viver a pior seca de sempre, registando quantidades de água armazenada cada vez mais diminutas, ao longo dos últimos três anos. As autoridades já alertaram para a escassez de água no próximo Verão.

De acordo com dados do Ministério do Ambiente espanhol, as reservas de água do país cifram-se nos 55,4 por cento da capacidade total, considerando-se preocupantes as situações de zonas como a bacia do Segura, do Tejo, o País Basco e as regiões de Múrcia e da Andaluzia.

A situação já obrigou ao transvase de água das cabeceiras do Tejo para assegurar o abastecimento urbano e a disponibilidade de água para o regadio no sul do país.

O responsável pela gestão da bacia do Tejo em Espanha, José Maria Macias, afirmou que apenas a ocorrência de chuvas excepcionais poderia garantir água para todos. «Estamos a passar uma seca terrível. É o terceiro ano e provavelmente a pior seca que Espanha já presenciou», cita o Diário de Notícias.

Mesmo com as duas cabeceiras do Tejo, a leste de Madrid, a apenas 12 por cento da capacidade total, em Portugal a mesma bacia registava, no início de Fevereiro, armazenamento de água a 80 por cento da capacidade total. Tanto as autoridades espanholas como as portuguesas já asseguraram que a seca em Espanha não vai ter efeitos no nosso país.

Rui Rodrigues, do Instituto da Água, disse que «a escassez de água é nas cabeceiras do Tejo, uma zona muito distante de Portugal, e não na zona mais baixa. A quantidade de água que vem daí para cá é mínima e as duas albufeiras espanholas que abastecem o lado português estão a 80 por cento da sua capacidade».

Fonte: Diário de Notícias

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …