Dieta vegetariana beneficia doentes renais

Uma alimentação vegetariana beneficia as pessoas que sofrem de doenças renais, adverte um estudo publicado “Journal of the American Society Nephrology”.

Os resultados do estudo, realizado por investigadores da Indiana University, nos EUA, sugerem que a ingestão de vegetais e cereais, em vez de carne, pode ajudar os pacientes com doença renal a evitar a acumulação no organismo de níveis tóxicos de fósforo.

As pessoas que sofrem de doença renal não conseguem expelir, adequadamente, o fósforo (proveniente das proteínas) do organismo. Deste modo, estes pacientes devem limitar a sua ingestão de fósforo, dado que os altos níveis do mineral podem levar a doenças cardíacas e morte.

No estudo, liderado por Sharon Moe, os investigadores estudaram os efeitos de dietas vegetarianas e de carne, com base nos níveis de fósforo, em nove doentes renais. Foi observado que, na semana em que tinham uma dieta vegetariana, os pacientes apresentavam menores níveis de fósforo no sangue e na urina, comparados com os apresentados na semana em que tinham uma alimentação que incluía carne. Este facto ocorria mesmo com as duas dietas a apresentarem quantidades equivalentes de proteína e de fósforo.

Embora ainda não saibam determinar a razão desta diferença, os investigadores apontam que estes resultados, a ser confirmados em estudos mais longos, fornecem fundamentos para a recomendação do consumo de cereais em grão como fonte de proteínas vegetais, para pacientes com doença renal crónica.

Fonte: Saúde na Internet

Veja também

Consumo de café aumenta resposta ao tratamento da hepatite C

Os pacientes com hepatite C avançada e com doença hepática crónica que receberam interferão peguilado …